Na manhã desta quinta-feira, 10 de julho, Sua Excelência Lourenço Mateus Lindonde Secretário de Estado na Província de Manica, efectuou uma visita de trabalho ao Serviço Provincial de Economia e Finanças, com o objectivo de se inteirar das actividades desenvolvidas por esta instituição.
A sua visita iniciou no posto administrativo de Machipanda, onde visitou a fronteira e interagiu com os funcionários das Alfândegas e da Autoridade Tributária.
Igualmente, visitou todos os sectores que compõem o Serviço Provincial de Economia e Finanças na Província de Manica.
Lindonde disse estar satisfeito com o que viu e ouviu, e afirmou ter aprendido bastante com as explicações prestadas pelos funcionários ao longo da visita. “Vi como o sector está organizado e como tem trabalhado no sentido de obter bons resultados. Matei a minha curiosidade”, acrescentou o dirigente.
Por outro lado, Lindonde mostrou-se preocupado com o congestionamento de camiões de mercadorias na fronteira, sobretudo no lado moçambicano.
O dirigente afirmou ainda que a fronteira de Machipanda, sendo a segunda maior do país, é uma das preferidas pelos agentes económicos do Zimbabué e de outros países do interland.
O Secretário de Estado fez uma avaliação positiva dos trabalhos do Serviço Provincial de Economia e Finanças.
O dirigente reconheceu os desafios enfrentados pelo sector, como a exiguidade de espaço, insuficiência de recursos humanos, falta de scanner, e de máquinas para selagem e desselagem de carga em trânsito, entre outros. Ainda assim, apelou para que os profissionais continuem a trabalhar em prol da pátria e do bem-estar das populações.
