Cerca de trezentas mulheres das províncias de Manica,Tete e Sofala estiveram reunidas em um acampamento no distrito de Guro. O segundo acampamento solidário juntou mulheres dos distritos outrora palco das incursões armadas, devido ao conflito político militar. Organizado pela organização Italiana DELPAZ, o acampamento visou incutir nas mulheres, a necessidade de cultivarem a cultura de paz, a partir das famílias até as comunidades.

A Governadora de Manica FRANCISCA TOMÁS que encerrou o evento esta quarta-feira(16) apontou várias maneiras como as mulheres podem contribuir, para a manutenção do clima de paz nas comunidades. O diálogo, a participação da mulher em eventos de tomada de decisão, entre outros, podem contribuir para a manutenção da paz.

Para FRANCISCA TOMÁS alcançada a paz torna-se necessário a união de esforços que possam resultar na implementação de acções visando a criação de oportunidades para que as mulheres vítimas do conflito armado possam participar em pé de igualdade no processo de desenvolvimento das suas comunidades. Durante dois dias as mulheres reunidas foram munidas de conhecimentos sobre a contribuição destas, na abstenção aos casamentos prematuros.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*