Na manhã desta quarta-feira, 11 de junho, o Secretário de Estado da Província de Manica, Lourenço Mateus Lindonde, dirigiu a cerimónia de abertura do Seminário Provincial Sobre Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, realizado sob o lema:
“O IMPACTO DA DIGITALIZAÇÃO E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO”.
Durante o evento, Lindonde destacou que a digitalização e a inteligência artificial estão a melhorar significativamente as condições de trabalho, oferecendo ferramentas modernas para a prevenção de riscos e promoção da saúde laboral.
Contudo, também alertou: “Estas tecnologias trazem novos desafios que exigem respostas proativas, alinhadas à nova realidade. Temos que garantir que os trabalhadores beneficiem-se dessas inovações sem que os riscos sejam ignorados.”
O Secretário de Estado apelou aos profissionais da área para consciencializarem os empregadores sobre a importância de adotar tecnologias digitais de forma segura, responsável e adaptada à realidade
Referindo-se aos 40 acidentes de trabalho registados em 2024, Lindonde lamentou que o número não reflecte a verdadeira dimensão do problema, uma vez que “muitas empresas não comunicam os acidentes, o que limita o acesso dos trabalhadores ou seus dependentes aos seus direitos.”
Apesar dos desafios, o dirigente reconheceu e elogiou o papel do sector privado, dos trabalhadores e da sociedade civil na luta constante por melhores condições de higiene, segurança e saúde no trabalho.
Segundo o Dirigente, a tecnologia deve ser uma aliada da proteção laboral. Todos devem unir forças para garantir ambientes de trabalho seguros, dignos e saudáveis para todos os moçambicanos.
