A província de Manica registou de Janeiro a Setembro deste ano, seiscentos e sessenta e nove casos de violência, contra quinhentos e trinta e seis registados em igual período do de 2023. Os casos de violência representam um aumento em 24,8%. Dos casos registados, trezentos e dezasseis foram contra menores, duzentos e cinquenta e cinco contra mulheres,treze contra idosos e oitenta e cinco contra homens. Preocupada com a elevada cifra de casos de violência doméstica, a Governadora de Manica FRANCISCA TOMÁS apelou a necessidade de se pautar pelo diálogo.
“Acabar com a violência baseada no género é também uma questão de direitos humanos que exige equidade e justiça, bem como decência e respeito mútuo.Esta é uma urgência do momento que deve estar nas nossas casas, locais de trabalho, e na concepção e implementação de projectos de desenvolvimento para as pessoas que servimos” sublinhou a Governadora de Manica.
Por forma a contrapor aos desafios relacionados com a violência baseada no género,a dirigente disse que junto de parceiros,tem estado a colocar as mulheres e raparigas a beneficiarem-se dos seus direitos. A dirigente chamou à atenção aos diversos actores, para cultivarem o diálogo visando desenvolverem a paz a partir das famílias. Desfile, exposição agropecuária, passagem de modelo, danças entre outros coloriram a festa dos 16 dias de activismo, na vila de Catandica, distrito de Báruè.


