A província de Manica rendeu homenagem a dinastia Makombe ao comemorar esta sexta-feira (28),os cento e oito anos da Revolta de Barue. No evento que aconteceu na vila de Catandica, a Governadora de Manica enalteceu a bravura da dinastia Makombe que inspirou o sentido de conquista e pertença aos moçambicanos.

FRANCISCA TOMÁS instou aos presentes para preservarem o legado dos Makombes, recorrendo ao diálogo como o principal vector para derrimir conflitos bem como consolidar a paz, a unidade nacional, a reconciliação entre outras premissas, visando o desenvolvimento do país.

Para FRANCISCA TOMÁS, a semelhança da bravura dos Makombes, hoje jovens comprometidos com a pátria lutam para devolver o sossego, nalguns distritos da província de Cabo Delgado, por isso apela a vigilância nas comunidades, para que não se instale células terroristas.

Outrossim, a dirigente garantiu que o Conselho Executivo Provincial de Manica compromete-se a trabalhar em prol do desenvolvimento de diversas actividades, visando imortalizar os feitos dos Makombes, como forma de afirmação da cidadania e da identidade cultural. Actividades culturais, desportivas e recreativas marcaram na vila de Catandica, a celebração dos cento e oito anos da Revolta de Barue.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*