Cerca de duzentos e cinquenta e quatro mil bovinos serão vacinados nos próximos três meses, contra carbúnculos hemático e sintomático, brucelose e febre aftosa na província de Manica. Os dados foram revelados esta quinta-feira(17) no distrito de Vanduzi, no lançamento da campanha de vacinação de animais.
Segundo o sector de Agricultura e Pescas de Manica, a cifra de vacinação reduziu em mais de doze mil bovinos, devido à morte destes, durante o ano passado,por doença de carraças.
Para responder à preocupação da população, a Governadora de Manica revelou que o Conselho Executivo Provincial vai repovoar com gados bovino e caprino, as comunidades que registaram mortes de animais.
FRANCISCA TOMÁS apelou aos criadores para aderirem a campanha de vacinação gratuita do gado bovino, canino e felino, visando preservar a sanidade animal. Segundo a dirigente,alguns distritos vão beneficiar ainda este ano da reabilitação de tanques carracicidas. Por sua vez, os criadores de gado do distrito de Vanduzi louvaram a iniciativa do Governo, em prover fármacos para garantir a saúde dos animais.


