Fernando Bemane Sousa, Secretário de Estado da Província de Manica, exortou, nesta manhã do dia 01 de Dezembro, durante a cerimônia central do Dia Mundial de Luta Contra SIDA , a importância de as pessoas vivendo com HIV seguirem as orientações dos profissionais de saúde e manterem-se em tratamento com antirretrovirais (ARV).
O evento, com o lema “Seja solidário, diga NÃO ao estigma e à discriminação”, teve lugar na cidade de Chimoio, no Instituto de Formação de Saúde.
Para Secretário do Estado na Província, o Dia, representa uma oportunidade para refletirmos sobre os avanços e desafios nas estratégias de Combate à doença e seu impacto na redução das novas infecções por HIV e mortes associadas ao vírus na província de Manica.
De acordo com os dados do IMASIDA , um dos maiores desafios enfrentados na resposta ao HIV ,é a dificuldade no acesso aos serviços de saúde , onde destacou a necessidade de colocar os direitos humanos no centro das ações, colocando as comunidades na liderança do processo, e reforçou a importância de garantir que nenhum indivíduo sofra estigma ou discriminação em razão do seu estado serológico.
Contudo, expressou preocupação com a taxa de transmissão vertical, que atualmente é de 10,4%, e com o crescente número de abandonos de tratamento, que no decorrer dos primeiros 10 meses do ano afetou cerca de 10% das pessoas inscritas nos serviços de cuidados e tratamento de HIV.
O Secretário de Estado reforçou a exortação para que todas as pessoas vivendo com HIV sigam as orientações dos profissionais de saúde e mantenham-se no tratamento para melhorar sua qualidade de vida e contribuir positivamente para o controle da pandemia do HIV.
Além disso, o evento foi marcado pela entrega de duas viaturas ao _Conselho Provincial de Combate ao HIV e SIDA. Durante a entrega, Bemane Sousa enfatizou a importância.


