Dezasseis mil camponeses da província de Manica vão receber insumos agrícolas até finais deste mês, numa accao que iniciou em Dezembro findo, através do Gabinete de Reconstrução pôs ciclone. Esta terça-feira (11), camponeses do distrito de Manica, concretamente no povoado de Chiringandzou, posto administrativo de Messica começaram a receber insumos agrícolas.
A província de Manica vai beneficiar de mais de duzentas toneladas de semente de milho,doze toneladas de feijões, sete mil e quinhentos pulverizadores e igual número de enxadas,vinte toneladas de ureia, mais de quatrocentos quilogramas de semente de tomate, igual quantidade de semente de repolho, entre outros. A Governadora de Manica que fez a entrega dos insumos agrícolas exortou aos beneficiários para aproveitarem a chuva que cai,visando incrementar a produção com foco a geração de renda.
FRANCISCA TOMÁS explicou que para reverter a situação do fenómeno El Niño e outras situações calamitosas, o Governo de Moçambique através do GREPOC, tem estado a desenvolver várias acções junto dos parceiros, visando a alocação de insumos agrícolas aos produtores para a recuperação das áreas e aumento dos níveis de produção.
Já Américo Chivale, do GREPOC disse que a meta é doptar de ferramentas ao camponês,visando alivia-lo do esforço em busca de insumos agrícolas, uma vez ter sido vítima de fenómenos calamitosos. Visivelmente satisfeitos, camponeses do distrito de Manica louvaram a iniciativa que para além de garantir a produção vai incrementar a produtividade agrícola.



